Num Travel

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quarta-feira, 11 de junho de 2008

ah, todo mundo tem um FUTURO (?)

FUTURO! Essa palavra assusta, e a cada ano que passa assusta mais. Se não bastasse a família que fica toda o tempo colocando aquela pressão, mas agora que você pensa direito, se da conta que o futuro ta bem aí. Agora ele já não bate a porta, foi-se o tempo em que o futuro tinha alguma educação, ele chega invadindo mesmo, não pede licença nem nada.
Hoje nós vemos a maioria dos jovens com tantas dúvidas: o que fazer, como se comportar, planejar ou não, e a pior de todas: "Como faço pra escolher uma profissão que me agrade, me dê retorno financeiro e que ainda agrade minha 'família paciente que só quer que eu seja feliz'? ". E dá pra comprovar isso vendo a grande concorrência de cursos como direito e medicina, aqueles cursos que ANTIGAMENTE fazia quem queria algum futuro. Os tempos mudaram, mas a preferência por esses dois continua enorme, claro que não irei desmerecer aqueles que tem realmente gosto e dom para essas profissões, alguns estudantes nessa "vontade" por entrar nesses cursos acaba se frustrando em várias coisas: 1- Algumas vezes não passa, devido a concorrência. 2- Passa, mas odeia o curso, além de tirar a vaga de uma pessoa que realmente era apaixonada por esse curso e podia fazer a diferença. 3- Se forma e depois se depara com a verdade, ganhar dineheiro fácil nesses cursos exige muita dedicação, pois os concursos são mais que concorridos, são concorridíssimos, três ou quatro vezes maior do que a concorrência do vestibular, isso para os cursos de menores salários. Então, aquele cara que entrou com uma boa intenção, a intensão de ter um futuro bom em uma carreira conhecida e promissora, acaba vivendo uma vida infeliz, pois a dedicação para superar os desafios vem quando você tem paixão por aquilo.
Mas não precisem se assustar, a realidade hoje felizmente é outra, o mercado de trabalho tá procurando de tudo, e não só mais médicos e advogados, o seu diferencial é a sua qualidade de trabalho e a sua dedicação e isso vem com o gosto que você tem pela profissão, porque se você gosta , você é feliz e se é feliz, é produtivo. Então não vamos deixar de forma alguma que esse padrão nos atinja. Se a vida é sua e o futuro é seu, nada melhor do que você decidir o que vai fazer dele, ao menos se não der certo você não vai poder dizer nem por um segundo que desistiu dos seus sonhos, então por alguma coisa tudo vai valer a pena ;)


-Esse post não quis ofender estudantes ou pessoas que pretendam fazer os cursos de direito e medicina, só quis alertar às pessoas que os pretendem fazer mas sem nenhum interesse ou gosto real pela profissão, apenas pela pressão que o futuro impõe. :*

Nenhum comentário: